1.png Dicas Práticas 2.png
25 Julho 2014 19:17:59


Selecione a categoria
blank.gif
blank.gif
sideb-left.pngsideb-right.png
Guia Local
blank.gif blank.gif
sideb-left.pngsideb-right.png
Participe e colabore!
blank.gif blank.gif
sideb-left.pngsideb-right.png
Usuários Online
blank.gif bullet.gif Visitantes Online: 7

bullet.gif Membros Online: 0

bullet.gif Membros Registrados: 693
bullet.gif Mais Novo Membro: Broali
blank.gif
sideb-left.pngsideb-right.png
Categoria: Casa & Construção - Preparação
Aterro para nivelamento de terreno
blank.gif
articles: Terraplanagem.jpg

























Veja como calcular o volume de terra para fazer um aterro

Reportagem: Giovanny Gerolla


CÁLCULO  DA  QUANTIDADE   DE  TERRA

O cálculo da quantidade de terra para fazer o nivelamento de um terreno dependerá da topografia e da disponibilidade de matéria-prima dentro da própria área.

Mas, antes de iniciar o trabalho, é preciso limpar toda a extensão do terreno, removendo a grama, raízes e qualquer vegetação ainda existente.

Depois, deve-se avaliar a necessidade de projetar uma barreira no aterro, que pode ser um muro de arrimo. 10 m 30 m 10 m Guia Rua 1 m Área de corte de compensação Área de aterro

Nos casos em que o terreno está acima do nível da rua, o primeiro passo é fazer um corte de compensação. A terra é retirada do ponto mais elevado do lote e colocada no ponto mais baixo. Assim, toda a área acaba ficando nivelada.

Esse nivelamento pode estar ou não alinhado com a rua, dependendo do projeto. Se a terra do corte de compensação não for suficiente para fazer o aterro, será preciso adquiri-la (importar) de outros lugares ou jazidas.

Se, por outro lado, o volume de corte for maior que o volume do aterro, a quantidade excedente de terra deverá ser descartada. Suponha que em um terreno de 10 m x 30 m, seja preciso nivelar a área a 1 m de altura a partir da guia (meio-fio).

Nesse exemplo, a profundidade do terreno a ser nivelada é igual a 10 m. O cálculo do volume necessário de terra para o aterro é feito com base no cálculo do volume do triângulo: base x altura do triângulo x largura do terreno 2 10 m x 1 m x 10 m = 50 m3 2A C R É S C I M O E C O M PA C TA Ç Ã O D E T E R R A Na figura 2, o lote, de 10 m x 30 m, está abaixo do nível da rua, e a terra precisará ser importada.

Como o material para o aterro não provém do próprio terreno, é necessário observar o tipo de terra a ser trazida das jazidas (mais arenosa ou mais argilosa), pois ela terá de ser compactada*.

Assim, adiciona-se ao volume calculado uma média de 30%, considerando-se o excesso como volume a ser compactado. 30 m x 4 m x 10 m = 600 m3 2 30% de 600 m3 = 30 x 600 = 180 m3 100 Resultado: Volume do solo solto = 600 m3 + 180 m3 = 780 m3 4 m 10 m Guia Rua Área de aterro Muro de arrimo 30 m.

Nos casos em que a terra tenha que ser importada, ou seja, trazida de outro local, sempre se recomenda fazer uma análise do solo do terreno, pois ele influenciará no volume de terra necessário para o aterro.

A porcentagem de 30% a ser adicionada é variável e dependerá do tipo de solo. Se for arenoso, menos denso, exige uma maior quantidade de solo. Se for argiloso,mais denso, exigirá menor quantidade de terra. IMPORTANTE Volume do solo compactado = Aumento de volume na área de empréstimo.

Fonte: equipedeobra


Veja mais dicas desta categoria:

- Armazenando o Material
- Construção em Encosta e em Baixada
- Aterro para nivelamento de terreno
- Agilizando a Obra
- Residência construída em etapas
blank.gif
blank.gif blank.gif
sideb-leftt.pngsideb-right.png
Comentários
blank.gif Nenhum comentário foi enviado. blank.gif
sideb-left.pngsideb-right.png
Enviar Comentário
blank.gif Por favor, entre para enviar comentários. blank.gif
sideb-left.pngsideb-right.png
Avaliações
blank.gif
Avaliações estão disponíveis somente para membros.

Por favor, entre ou registre-se para avaliar.

Nenhuma Avaliação enviada.
blank.gif
sideb-left.pngsideb-right.png